SAC: 0800 0123777
sac.pingouin@paramount.com.br

Atendimento de segunda à sexta,

das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h30
 

Para mercados internacionales /

For international markets
Tel: +55 51 3452-8774
e-mail: export@paramount.com.br

Logo Lansul.png

Qual o melhor fio para seu amigurumi?

10.11.2017

 Feito com fio Ateliê - receita aqui

 

Primeiro: o que é um amigurumi?

 

A Karina Mie deu uma explicação bem bacana, vejam:

 

“Sabem o que significa amigurumi? É uma palavra japonesa " あみぐるみ" . Ami ( あみ) significa "trançado " ou seja , qualquer coisa feito  a partir de tricô,crochê , macramê , enfim que faça tranças ou nós. E "gurumi " (ぐるみ) é como se fosse algo relacionado a animalzinho/bicho etc . Existem outras variações de "gurumi" , por exemplo, nuigurumi ( ぬいぐるみ) significa bicho de pelúcia pois a tradução de  "nui" é costura . Kigurumi (きぐるみ) são relacionadas a aquelas roupas tipo pijama de bichinho,"ki" vem de quimono ,a roupa tradicional japonesa . Sim, a palavra amigurumi se refere apenas a bonecos de crochê/tricô de animais, e não tem nada relacionado a tamanho  . Porém usamos mundialmente a palavra  para se referir a qualquer item feito em crochê/tricô que tenha um formato esférico  ou que precise de enchimento pra ficar fofinho”.

 

Mas vamos lá, qual é o melhor fio para fazer seu bonequinho?

 

Tenho pesquisado muito e conversado com meus alunos nos workshops oferecidos por nós pelo Brasil e nada mais esclarecedor do que trocar experiências.

 

Eu faço bonequinhos desde criança e lá se vão mais de quarenta anos sempre usando os mais diversos fios, apesar que desde cedo ia à 25 de Março com minha mãe aqui em São Paulo e comprava fios Pingouin (paixão por Bella).

 Ratinha com mais de 30 anos

Vejo que a preferência do fio depende muito da região. No sul do Brasil, as meninas e meninos amam de paixão o Balloon, gostam da textura e maciez e o mais importante:

 

Ao lavar o bonequinho o fio se mantém íntegro, sem alterações na cor, forma e maciez e não cria bolinhas (peeling).

 

Em outras regiões, vejo muitos projetos com Balloon mas também, com fios de algodão como o Bella que também pode ser lavado e se mantém perfeito! Esse fio, minha paixão desde sempre, tem cores lindas! Uso muito a cor 243 (Aquarelle), 704 (Duna) e 712 (Capuccino) para pele.

 Amelie na Mega Artesanal crochetada com dois fios do Bella cor 243!

E olha a Mariette micro ali do lado! Foi feita com Pingouin 1000.

Pela minha visão de designer, uso o fio que acredito que seja o melhor para cada projeto, por exemplo, acabei de criar doze bonequinhos para uma revista e como queria muitos detalhes, usei o Bella Fashion e em outros momentos o Brisa Star e New Pérola (está na editora!).

 

 Mariette com fio Naturale, receita aqui!

Estou fazendo também, uma série de frutas e nesse caso, queria um aspecto mais moderninho, por isso optei pelo Bella Arte, uma delicia de crochetar. A intenção é que as frutas fiquem com uma textura mais grossinha e ainda nas frutas, usei o Tropfil e acho que posso incluir mais alguns (Na editora!).

 

Olha o coelhinho Chéri feito com Chéri, um dos meus favoritos!

 Usei fio Chéri - veja a receita aqui!

Entendo que algumas artesãs acreditam que é preciso seguir regras, apesar de ainda não ter encontrado tantas assim, como a explicação da Karine Mie acima, mas respeito profundamente! Outras, não se preocupam nem em contar os pontinhos, também respeito muito!

 

Eu, particularmente, adapto minhas aulas de acordo com o que seja mais agradável e divertido para meus alunos, ou seja, o que vale é usar o fio Pingouin que mais gostar, ter ideias e principalmente, se divertir e vender muito!

 

Sobre as agulhas, a preferência é usar a agulha um número menor do que estiver indicado no rótulo do fio.

 

Sobre ideias? Veja este post: Como começar a criar?

 

Aguardem as revistas! Aviso quando publicarem! 

 

Gostei!
Please reload

POSTS

17.10.2019

30.09.2019

18.09.2019

19.08.2019

Please reload

Posts relacionados

Please reload